Seja um seguidor também

terça-feira, 10 de abril de 2012

Alimentação Saudável

O hábito de ingerir alimentos saudáveis deve ser estimulado na criança desde os primeiros dias de vida.
Que criança não gosta de chocolates, chicletes, salgadinhos, balas, lanches?
Guloseimas não são proibidas, mas é preciso ter um controle sobre o consumo. A nutricionista do município Karina, alerta aos pais que estes itens são um perigo para a saúde se consumidos em excesso. Os pais devem estar sempre atentos à alimentação de seus filhos.
A alimentação é uma questão de educação ao paladar. A mãe precisa oferecer alimentos variados e que contém vitaminas, proteínas, fibras e carboidratos. Estes devem começar a serem ingeridos tão logo o pediatra autorize o complemento ao leite materno.
Quando as crianças já estão maiores, elas precisam de mais energia, a nutricionista recomenda alimentos que contém carboidratos como pães, banana, abacate, caqui e maçã.
Nas escolas da rede municipal de ensino, a preocupação com as refeições oferecidas a crianças e adolescentes mudou muito nos últimos anos.
O cardápio da merenda escolar é feito pela nutricionistab, sendo bem balanceado, com a quantidade de sal, açúcar e gorduras nos alimentos na medida certa.
Os pais que não podem acompanhar todas as refeições dos filhos devem estar atentos a seis pontos para saber se eles estão se alimentando bem.
O crescimento adequado, cabelos saudáveis e disposição para brincadeiras também são sinais da boa nutrição, além disso, o funcionamento regular do intestino e o peso adequado, devem ser levados sempre em consideração para se ter certeza da alimentação do filho. Veja os pontos a serem observados:
1.      Crescimento adequado: Se a altura e o peso da criança não estão adequados um ao outro, é sinal de que ela não come bem, seja em qualidade ou quantidade.
2.      Cabelos e unhas saudáveis: Se o cabelo está mais seco e quebradiço, assim como as unhas mais fracas, pode haver uma carência de proteínas, por exemplo.
3.      Sono regulado e disposição para brincar: A criança que dorme muito pode estar em falta com a energia – proveniente, entre outros alimentos, daqueles que contém ferro. Ainda, a falta de disposição pode ser um sinal direto da anemia.
4.      Pele saudável: A palidez da criança pode ser também um indicativo da falta de ferro.
5.  Bom apetite: A criança que tem deficiência de ácido fólico não sente muito bem o gosto dos alimentos, e por isso tende a comer menos.
6.     Dentes saudáveis: A falta de cálcio, que na fase infantil provém principalmente do leite e derivados, também pode colaborar para que os dentes não sejam tão sadios como devem ser na infância e adolescência.


          Confiram as fotos onde os nossos alunos receberam, através da  nutricionista da Escola  e agentes de saúde dos PSFs de Montividiu - GO, orientação de uma Alimentação Saudável , por meio de palestras, diálogos, teatros e dramatizações.
  














Nenhum comentário:

Postar um comentário

*** Deixe seu comentário!***


Flores

Volte Sempre....

Volte Sempre....