Seja um seguidor também

terça-feira, 10 de abril de 2012

Educação e Saúde: uma parceria que tem dado certo

A Higiene Bucal nas Escolas


Sempre foi reconhecida a grande influencia que a escola tem sobre a saúde dos jovens. Por isso, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação do nosso município vem desenvolvendo projetos que promovem a melhoria na qualidade de vida da sociedade. E é através da escola, que os professores atuam como educadores na formação de opiniões e na assimilação de informações, colaborando na formação de cidadãos.
A necessidade de melhorar os índices epidemiológicos de saúde bucal e de ampliar o acesso da população de Montividiu às ações a ela relacionadas, quer em termos de promoção, quer de proteção e recuperação, impulsionou a decisão de reorientar as práticas de intervenção dessas duas Secretarias, valendo-se, para tanto, da inclusão do Projeto Saúde Bucal.
A importância desse projeto é promover a saúde bucal nas escolas municipais de séries iniciais, pois estas crianças estão em idade de descoberta e estão mais propícia a aprendizagem, assim incorporam as práticas de prevenção e hábitos de higiene bucal mais rápido nas atividades diárias.
O Projeto Saúde Bucal tem como objetivo:
·        melhorar as condições de saúde bucal da população de Montividiu – Go;
·        orientar as práticas de atenção à saúde bucal e;
·     assegurar o acesso progressivo de todas as famílias residentes nas áreas cobertas pelas equipes de saúde da família às ações de promoção e de prevenção, bem como aquelas de caráter curativo-restauradoras de saúde bucal.
Não podemos deixar de citar que a participação dos educadores no processo de formação de bons hábitos em saúde bucal é favorável, sendo mais um meio a ser utilizado para se alcançar melhores índices de saúde e higiene bucal.
Um ambiente escolar saudável e exemplar incentiva as pessoas a agirem como agentes transformadores da realidade em benefício de suas próprias vidas.
Quando a realização da higienização bucal das crianças torna-se uma prática quotidiana na escola, acaba concretizando o aprendizado e incentivando em proporção maior, a prática diária de escovação em casa após as principais refeições, atingindo em menor tempo os familiares e os benefícios serão os maiores possíveis.
Em suma, a realização de tais trabalhos preventivos de saúde bucal, proporciona levar conhecimentos básicos para a prática diária, não só dos alunos, como também por meio destes, inseri-las no cotidiano familiar, atingindo a todos e mostrando a importância de se fazer uma prevenção da saúde bucal.
Assim, muito além de aprender, está o poder de multiplicar, o poder dar continuidade ao projeto disseminando conhecimentos, objetivando a extrema importância, para que se crie a consciência de que todos podem mudar para melhor a qualidade de vida de sua família, seus amigos e de todas as pessoas que vivem ao seu redor.
O projeto Saúde Bucal, acontece na nossa escola, por meio da dentista Milena, que atende no PSF do Setor Beira Rio, atendendo todos os nossos alunos, que receberam uma avaliação diagnóstica dentro da Escola, para saber quem estava precisando de tratamento odontológico, ensinando-os a fazer a para a limpeza e escovação diária.
“A melhor opção é fazer a prevenção para evitar qualquer doença, pois o grande problema é ter a informação sobre como controlá-la depois de instalada”, explica a Secretária de Saúde Simone.
De acordo com a Secretária de Saúde, “o projeto visa levar para uma comunidade escolar, as regras e cuidados básicos para a promoção de saúde bucal, a partir de uma visão participativa, considerando o princípio do autocuidado da própria criança”.

Veja como foi feita a avaliação odontológica em nossos alunos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

*** Deixe seu comentário!***


Flores

Volte Sempre....

Volte Sempre....